Os inúmeros planetas do universo Duna são repletos de nomenclaturas exclusivas, um verdadeiro labirinto linguístico para recém-chegados. Por isso, catalogamos os termos cruciais para você dominar Arrakis assim que entrar em Dune: Awakening.
Jihad Butleriano – A Revolução
A Jihad Butleriano refere-se a uma série de conflitos e revoluções ocorridos cerca de 10.000 anos antes dos eventos principais de “Duna”, uma guerra entre os humanos e as máquinas pensantes, que gerou a lei de proibição estrita do desenvolvimento de inteligências artificiais.
Essa proibição e a dependência limitada de tecnologia computacional são características marcantes do universo de Duna. Isso significa que a humanidade optou por evitar a criação de máquinas que pudessem desafiar sua autoridade ou ameaçar sua existência. Essa lei não apenas moldou as práticas tecnológicas, mas também influenciou a filosofia, política, cultura e principalmente os humanos.
Casas Maiores
As Casas Maiores são poderosas famílias nobres que governam diferentes planetas no Império. Essas casas desempenham papéis significativos na política, na economia e nas relações interestelares. Cada Casa Maior tem sua própria esfera de influência e é liderada por um Duque ou Duquesa.
Essas casas são responsáveis por administrar e governar os planetas sob sua jurisdição, assegurando a produção de recursos essenciais, mantendo a ordem e cumprindo as obrigações para com o Imperador. Além disso, essas casas frequentemente se envolvem em complexas intrigas políticas, alianças estratégicas e conflitos armados, buscando consolidar ou expandir seu poder.
Corrino
A mais poderosa Casa Nobre. Os Corrinos são conhecidos por sua linhagem imperial, com muitos membros ocupando o trono ao longo da história. Possuem a lealdade dos Sardaukar, um exército de fanáticos, e frequentemente está envolvida em intrigas políticas complexas, buscando manter e consolidar seu poder no Império.
Atreides
São os protagonistas da história original e uma das principais Casas Nobres. Conhecidos por sua generosidade, honra e habilidade militar, geram desconforto e preocupação constante ao Imperador, que os enxerga como uma ameaça a seu reinado. São rivais dos Harkonnen. Seu planeta natal é Caladan, um planeta oceânico, mas durante a trama são enviados a Arrakis.
Harkonnen
Outra principal família nobre na saga. Contudo, ao contrário dos Atreides, os Harkonnen são conhecidos por sua astúcia política, manipulação e crueldade. Seu líder, Barão Vladimir Harkonnen, é um dos antagonistas da história. Seu planeta natal é Giedi Prime, mais tarde renomeado Gammu, um local de paisagem árida, industrializado e militarizado. Conquistaram enorme riqueza minerando a melange por décadas em Arrakis.
Arrakis – O Planeta Duna
Planeta predominantemente desértico, com clima árido e extremamente hostil. Possui vastas extensões de dunas de areia, o que originou seu apelido. Único planeta conhecido na galáxia onde a especiaria melange é encontrada, o que o torna altamente cobiçado e o centro de disputas políticas. É o lar dos temidos Shai Huluds – gigantes vermes das areias, e dos Fremens, um povo adaptado ao ambiente desértico, contudo explorado e hostilizado principalmente pelos Harkonnen. Aqui a água é preciosa.
Melange – A Especiaria
Comumente conhecida como Especiaria, trata-se de uma substância altamente valiosa devido às suas propriedades psicoativas, aumentando a consciência e a longevidade humana, além de ser essencial para a navegação interestelar. É extraída exclusivamente do planeta Arrakis. Além de seu consumo, também pode ser utilizada como moeda de troca. Para os Fremens, a especiaria tem significado religioso, é consumida regularmente em suas refeições, além de servir como elemento de rituais. Seu consumo excessivo gera mutações físicas, o que deu aos Fremens, por exemplo, seus característicos olhos azuis.
Shai Hulud – O Verme de Areia
Nativos do planeta Arrakis, essas gigantes e imponentes criaturas são conhecidas como “Vermes das Areais”. Podem chegar a até 450 metros de comprimento e seu ciclo de vida está intrinsecamente ligado à substância melange. São considerados sagrados para os Fremens, seus dentes são transformados em Dagacris e também podem ser utilizados como meio de transporte por tal povo. Esses vermes são totalmente adaptados para sobreviver nas duras condições do deserto, são atraídos por sons regulares, especialmente por escudos de forças e praticamente são indestrutíveis.
Fremen – O Povo do Deserto
Os Fremens são conhecidos como O Povo do Deserto, e apesar de desenvolverem uma cultura e sociedade adaptadas às condições severas do planeta, não são nativos de Arrakis. Possuem técnicas avançadas de coleta e reciclagem de água, sendo extremamente eficientes em sua gestão. São peritos de sobrevivência em ambientes áridos e ligados fortemente à especiaria e aos Vermes das Areias. Possuem olhos azuis característicos devido ao alto consumo da melange, reputação como guerreiros formidáveis e seus Trajestilador são considerados os melhores existentes.
Bene Gesserit – As bruxas
Ordem majoritariamente feminina, com hierarquia complexa, que opera nas sombras das políticas imperiais para influenciar interesses. São conhecidas por suas habilidades mentais e físicas, o que lhe renderam a comparação com bruxas. Suas integrantes passam por treinamentos rigorosos, incluindo técnicas de controle mental, artes marciais e aprofundamento na observação e manipulação de pessoas. Possuem um conhecimento profundo sobre a especiaria e suas propriedades, utilizando-a para amplificar suas habilidades mentais, além de um controle sobre-humano do seu corpo. Sua técnica mais notável é a “Voice”, que através do controle da frequência vocal é capaz de obrigar alguém a realizar ações.
Guilda Espacial – Os Navegadores
Uma ordem detentora do monopólio nas viagens interestelares, transporte e serviços bancários. Seus navegadores consomem a especiaria para desenvolver habilidades de presciência, permitindo-lhes prever os perigos do espaço dobrado durante as viagens interestelares. Contudo, o consumo excessivo da substância desencadeia transformações físicas extremas, tornando-os seres quase irreconhecíveis. A guilda é geralmente neutra em conflitos políticos entre as Grandes Casas, visando manter seu monopólio e preservar sua estabilidade.
Sardaukar – O Exército do Imperador
Pertencendo à Casa Corrino, Sardaukar são tropas de elite extremamente temidas no universo. São originários de Salusa Secundus, um planeta prisão onde as condições de treinamento são extremamente severas, produzindo soldados altamente disciplinados e eficientes. São conhecidos por sua lealdade inabalável ao Imperador e frequentemente utilizados em situações críticas, principalmente na manutenção da ordem e na execução de decisões políticas e militares da Casa Imperial.
Dagacris – A lendária Lâmina
Dagacris é a faca sagrada dos Fremens, fabricada a partir dos dentes de Shai Huluds mortos. Possuem lâminas curvas de dois gumes, cerca de 20 centímetros e uma cor branca e leitosa. São consideradas por muitos apenas um rumor, e nunca saíram do planeta Arrakis. São cobertas de tradições e raramente expostas. Basicamente uma arma lendária.
Trajestilador – O Traje do Deserto
Trajestiladores são trajes de corpo inteiro, contendo um filtro de alta eficiência e um sistema de troca de calor. São compostos por várias camadas responsáveis por absorver a umidade através da transpiração, filtrando impurezas e fornecendo, como retorno, água potável. Em resumo, um equipamento projetado para preservar a umidade do corpo em ambientes extremos. Apesar de não serem uma exclusividade Fremen, os melhores trajes conhecidos são fabricados por eles.
Ornitóptero
Aeronaves, altamente tecnológicas, com um formato semelhante a libélulas. Sua capacidade de voo é adaptada para ambientes e locais desafiadores, como os estreitos desfiladeiros de Arrakis. São frequentemente utilizados para transporte pessoal, exploração e até mesmo em situações militares. Possuem uma habilidade de voo ágil e capacidade de se misturar com o ambiente.
Este guia foi produzido com informações:
- Livro Dune – Vol. 1 – Herbert, Frank.
- Dune Wiki
- Canal no Youtube: Central Pandora
Te espero em Arrakis!
Artigo colaborativo criado por @agnostos
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AnCafe
Perfeito.! Este post é interessante compartilhar até pra quem quer indicar o livro e/ou filme.
Lestat
Eu descobri que não sabia nada sobre kkk. A gente sempre vem com, é apenas mais um jogo de sobrevivência e toma na cara.
AnCafe
Eu recomendo assistir o filme. Eu não li os livros ainda, mas recebo diversos spoilers dos amigos leitores. Visualmente falando, é muito bonito e rico, as cenas de ação, quando acontecem, são ótimas e entregam muito bem o que prometem. Mas o negócio mesmo é a trama política e as tretas que manipulam os manipulados com manipulações manipulatórias.
Lestat
Boa, vou conferir isso! É até bom ver antes do jogo sair pra ter uma idéia de tudo… Valeu!
Agnostos
Essa adaptação mais atual é bem fiel aos livros. Março sai a parte II, hype!!! Tô pensando em escrever um artigo explicando a interação entre os Vermes e a Especiaria. O conceito é muito foda.
Lestat
Bora só mandar!!!