Durante 11 dias, nós do Portal Play MMO, testamos a versão demo de Soulmask e reunimos alguns pontos para demonstrar à vocês conceitos importantes do game nesse guia inicial de Soulmask
Guia inicial Soulmask
Fogueiras de Acampamento
Assim que o jogo se inicia – você é introduzido ao sistema de Campfire, que, como o próprio nome sugere – é uma fogueira comum. Apesar de sua simplicidade, estas fogueiras desempenham três funções específicas:
- Respaw: Define um ponto de renascimento para seu personagem em caso de morte.
- Decay: Controla o tempo de decaimento das estruturas dentro da sua área de ação.
- Reivindicação de terra: Determina o tamanho da área que sua tribo poderá ocupar com construções.
Para todos os propósitos citados, essas funções estarão disponíveis somente enquanto a fogueira estiver acesa. Você pode acendê-la adicionando galhos, madeira ou outro combustível nos slots designados. O tempo exato de duração do fogo é exibido na interface do usuário (HUD) e, caso o combustível não seja reabastecido durante esse período, a fogueira se apagará.
À medida que você progride no Soulmask, encontrará versões aprimoradas dessas fogueiras. No entanto, ATENÇÃO, fogueiras expostas são suscetíveis às condições climáticas. Isso quer dizer que, se uma fogueira não estiver devidamente coberta, ela se apagará quando chover, desativando, consequentemente, suas funcionalidades, ou seja, qualquer estrutura dentro do perímetro de reivindicação de terra, dependente desta fogueira, começará a perder uma porcentagem de vida (HP) por hora, incluindo a própria fogueira. Quando o HP da estrutura chegar a zero, a estrutura é removida do mundo. (Detalhe: A estrutura piso permite a passagem de chuva. Dessa forma, você precisará cobrir sua fogueira com telhados)
Força Espiritual
A “Força da Consciência”, ou como optamos por chamá-la internamente – Força Espiritual (ainda não sabemos o nome que será adotado na versão em PT-BR), representa um progresso que ocorre passivamente em seu personagem. Cada ação realizada no jogo – seja coletar, refinar, produzir, enfrentar inimigos, entre outras – contribui com uma quantidade de experiência para esta característica. Além disso, mesmo que esteja ocioso, seu personagem também receberá XP em intervalos curtos de tempo, porém em quantidades menores.
A força espiritual é um requisito fundamental para desbloquear conhecimentos, tecnologias e poderes associados à sua máscara. Quanto mais avançada for a receita ou habilidade que você deseja desbloquear, maior será o nível de força espiritual exigido para alcançá-la.
Conhecimento e Tecnologias
Padrão no gênero de survival, os conhecimentos e tecnologias são conjuntos de receitas desbloqueáveis, que permitem seu personagem confeccionar/refinar matérias primas disponíveis no jogo. Em SoulMask, à medida que você avança, terá acesso a essas receitas organizadas em períodos distintos, como A Era dos bárbaros (primitiva), A Era do Bronze, A Era do Ferro, e assim por diante.
Existem três exigências para se aprender uma receita:
- Força Espiritual: O nível mínimo requisitado;
- Pontos de Tecnologia: A quantidade de pontos que serão consumidos para aprender o conhecimento. (Estes pontos são recebidos passivamente a medida que o nível do seu personagem aumenta);
- Dependência: Um conhecimento, ligado a receita, que deve ser adquirido previamente. (Haverão receitas que não exigirão dependência);
Uma vez que os requisitos são atendidos, seu personagem poderá aprender a receita, que posteriormente estará disponível para uso. Cada receita possui seu próprio método de fabricação ou refinamento, que pode variar entre processos manuais (usando as próprias mãos) ou em bancadas específicas. Essas informações podem ser encontradas nos detalhes técnicos da receita.
Poderes da Máscara
Os poderes da máscara abrangem características ativas e passivas que aprimoram as habilidades do seu personagem. No início do jogo, sua máscara estará danificada, requerendo a restauração de cada nó para recuperar esses poderes. O custo de restauração é determinado pelos cristais, cuja quantidade e tipo podem variar. Além disso, um requisito mínimo de nível relacionado à Força Espiritual será necessário.
Os cristais são abundantes e podem ser encontrados dentro de baús espalhados pelos assentamentos e ruínas que pontuam o mapa. Geralmente, esses baús são protegidos por criaturas hostis ou membros de outras tribos humanas.
Existem variadas características concedidas pelos nós, entretanto talvez possamos classificá-las em três grandes grupos:
- Combate: Amplifica o poder de combate do seu personagem, concedendo melhores status e proficiências em armas;
- Coleta, Refino e Produção: Recebe aumento significativo em ações voltadas ao farm e craft;
- Sobrevivência: Fornece uma gama de habilidades/buffs que facilitaram explorar, viajar e superar o meio ambiente;
O sistema da máscara é organizado em linhas de progressão, compostas por nós que podem ou não exigir múltiplas restaurações. Isso significa que um nó pode ser restaurado várias vezes, aumentando os benefícios concedidos a cada restauração, mas também elevando o custo. Além disso, alguns nós são reservados para os chefes do jogo, exigindo que sejam derrotados para possibilitar a restauração.
A energia ancestral é o combustível que mantém sua máscara operante. Consequentemente, cada ação realizada pelo seu personagem, beneficiada pelos nós restaurados, consome uma quantidade dessa energia. Quando a energia da máscara chega a zero, as vantagens deixam de ser ativadas até que a máscara seja recarregada.
A recarga da máscara ocorre de forma passiva por meio de ações básicas. No entanto, a maneira mais eficaz de recarregá-la é através das pedras-do-sol, que, assim como os cristais, podem ser encontradas nos baús associados às ruínas e assentamentos.
Atributos
Os atributos são pilares nos jogos de sobrevivência, enriquecendo as habilidades do seu personagem. Em Soulmask, alocar pontos em um dos cinco atributos proporciona uma gama de melhorias em áreas como combate, farm, resistência climática, entre outras. A cada avanço de nível, um ponto de atributo adicional é concedido, proporcionando liberdade para investi-lo onde preferir:
- Percepção: Amplia o dano do Arco. Maior resistência ao status de coma. Aumento de produção. Melhora a precisão de armas de arremesso;
- Físico: HP e regen base aumentados. Maior resistência ao frio e calor. Mais resiliência. Dissipa veneno e radiação com mais facilidade;
- Força: Amplia o dano do Martelo e Espada de Duas mãos. Suporta mais peso. Maior resistência a veneno. Coleta mais eficiente.
- Resistência: Aumento de estamina base. Custo de estamina reduzido para qualquer ação.
- Agilidade: Amplia o dano da Lança, Espada Simples, Espada de Duas Mãos e Manoplas (soqueiras). Aumenta a velocidade de ataque em armas meele. Maior resistência ao status de paralisia. Aumento de produção.
Proficiência
O sistema de proficiência proporciona aprimoramentos adicionais nas atividades de Coleta, Refinamento, Produção e Combate. Conforme seu personagem avança de nível em áreas específicas, como corte de madeira, pequenos incrementos percentuais são atribuídos às características dessa ação, incluindo Velocidade de Coleta, Rendimentos de Recursos, Durabilidade de Ferramentas, entre outros.
Ao alcançar os níveis 30, 60, 90 e 120 em cada área, você terá a oportunidade de selecionar um buff específico de uma lista de opções. Os buffs são diversos, permitindo aumentar o dano com uma arma em particular, diminuir o consumo de estamina com determinada ferramenta, ou até mesmo aprimorar a qualidade de produção em segmentos próprios, como a fabricação de armaduras, por exemplo.
Maestria
Além de desfrutar dos buffs oferecidos pelo sistema de proficiência, os jogadores têm a oportunidade de personalizar ainda mais o combate em SoulMask. Quando uma arma atinge os níveis 30, 60, 90 e 120 em proficiência, uma nova habilidade é desbloqueada para essa arma, permitindo uma experiência de combate ainda mais diversificada e estratégica.
Uma vez desbloqueada, essa habilidade pode ser ativada ou desativada a qualquer momento durante o jogo, sem custo adicional. É importante lembrar que cada arma já possui uma habilidade especial desde o primeiro nível de proficiência. O diferencial aqui é que, ao alcançar um dos níveis mencionados, uma nova habilidade é desbloqueada, oferecendo a você a escolha de qual habilidade manter ativa.
Recrutamento
O recrutamento desempenha um papel crucial em SoulMask, sendo uma das mecânicas fundamentais do jogo. Quando o seu personagem está ocupado confeccionando um item em uma bancada específica, sair dela resultará na interrupção da produção em andamento. Para manter a produção fluindo, é necessário que o personagem retorne à bancada ou que um membro da tribo (NPC) seja designado para assumir a tarefa. Este é o único meio de garantir que a produção permaneça ativa e contínua. Por esse motivo, recrutar membros é fundamental no jogo.
Existem uma série de etapas necessárias para recrutar um membro, no entanto, antes de discutirmos sobre elas, gostaria de mencionar um evento RNG que pode ocorrer no início do jogo com o seu personagem. Este evento trará um NPC (denominado Vagabond) até a sua base, e ele começará a interagir com você, enviando uma solicitação para ingressar na sua tribo. Aceitar esse pedido resultará em um recrutamento instantâneo, concedendo-lhe este NPC já “domado”, o que permite que você o comande para executar tarefas imediatamente.
Quanto ao recrutamento padrão, é essencial garantir, em primeiro lugar, que você possua dois nós restaurados em sua máscara: Deter e Recruit. Ambos são nós de grau único, o que significa que não precisam ser reparados várias vezes. Deter concede ao seu personagem a capacidade de acessar a mente do inimigo quando ele estiver fraco, colocando-o em estado de Coma (falaremos mais sobre isso adiante). Por sua vez, Recruit permitirá que, após o NPC retomar a consciência, você o convide para ingressar na sua tribo.
Uma vez assegurado que Deter e Recruit estão completamente restaurados, o próximo passo é localizar um assentamento. Em SoulMask, segue-se o padrão comum em muitos jogos, onde os inimigos localizados mais ao sul têm um nível mais baixo. Por essa razão, no início do jogo, é aconselhável buscar por assentamentos próximos às áreas iniciais.
Dentro do assentamento, seu objetivo é reduzir a saúde do inimigo para 10% abaixo do total. Nesse momento, ao direcionar o foco para o inimigo, a interação Deter será desbloqueada, exigindo que você pressione a tecla E para concluir a ação. Uma vez feito isso, o inimigo entrará em estado de coma, permitindo que você o carregue de volta para a sua base.
A partir deste momento, começa o processo de recognição do NPC. No entanto, seus níveis de saciedade e hidratação começarão a diminuir, exigindo que você o alimente e hidrate em pequenos intervalos de tempo. Um ponto crucial aqui é que o NPC só pode ser alimentado com comidas líquidas, como sopas, por exemplo. Estas sopas podem ser preparadas diretamente no fogão, e você precisará de tigelas, que podem ser fabricadas na mesa de potes (lembrando que a matéria-prima é argila, então certifique-se de ter tudo isso antes de iniciar o processo de recrutamento, ou poderá acabar frustrado).
Após ser devidamente alimentado, os pontos de recognição do NPC aumentarão gradualmente até atingirem o valor de 500. Quando isso acontecer, uma interação será desbloqueada e você poderá adicionar o membro à sua tribo.
Esses membros podem desempenhar uma variedade de funções específicas. Nossa intenção é demonstrar isso em artigos dedicados que nos permitam explorar mais detalhadamente cada ação. No entanto, podemos mencionar que você pode designar o membro para “cuidar” de uma determinada bancada, sair para explorar e recolher recursos, acompanhar seu personagem e lutar ao seu lado, entre muitas outras funções.
Scout
Ao iniciar o jogo, grande parte do mapa está envolta em densa neblina. Embora seu personagem tenha acesso a essas áreas não descobertas, a topografia da região não é revelada até que você obtenha informações de um inimigo específico. Os acampamentos de scouts são identificados no mapa por um pequeno Olho Maia (O mesmo símbolo utilizado na habilidade Deter da sua máscara).
Dentro desses acampamentos, você encontrará um inimigo designado como Scout. Não subestime-o, pois ele será consideravelmente mais poderoso que os inimigos comuns. É aconselhável que você elimine os outros inimigos antes de enfrentá-lo. Após reduzir 30% do seu HP total, semelhante ao processo de recrutamento, uma interação de interrogatório será exibida quando você se concentrar neste inimigo. Ao interagir, seu personagem terá acesso às memórias dele, obtendo informações sobre os arredores e, consequentemente, dissipando a neblina da parte do mapa associada a esse Scout.
Lembrando que Scouts não podem ser recrutados, então após o processo de interrogatório, você poderá eliminá-lo.
Opinião
SoulMask é verdadeiramente um jogo fantástico, e embora haja muitas outras características não abordadas neste guia inicial, como o processo de domar animais, a coleta de diversos recursos e os desafios dos chefes de assentamentos e ruínas, nosso objetivo foi apresentar à você os pontos fundamentais deste jogo.
SoulMask ainda esta em fase de desenvolvimento, contudo suas mecânicas já estão bem estabelecidas. O grande acerto deste jogo talvez resida na habilidade de mesclar várias dessas mecânicas, já consolidadas em outros títulos, em uma única experiência.
Reconhecemos um enorme potencial nesse jogo, embora haja áreas que podem ser aprimoradas como: os sistemas de animações, combate, movimentação, escalada, natação, entre outros, necessitam de um refinamento significativo, como já apontado pela comunidade à desenvolvedora. Acreditamos que a CampFire Studio está ciente e trabalhando nesse aspecto.
Recomendamos que você experimente SoulMask, aproveitando a versão demo disponível até 12 de fevereiro, via Steam. Para obter orientações sobre como jogar, confira nosso artigo mais recente. Se você apreciou este guia inicial de Soulmask, por favor, considere compartilhar, e se tiver opiniões, não hesite em utilizar nossa sessão de comentários.
Agradecemos seu apoio contínuo no cenário dos jogos de sobrevivência, e te esperamos em SoulMask.
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